Perguntas e respostas

  • Quantos anos um periquito vive?
No máximo mesmo chega a uns 18 anos (natureza), já em cativeiro o de costume é de 12 a 15 anos.
  • Periquito australiano vive sem sua fêmea?
Vive, mas é preferível que viva com uma fêmea, pois ele ficará mais feliz com a companhia do que ficaria se estivesse só. São aves que requerem carinho (assim como todas), porém são um pouco mais ciumentas, amorosas (criada desde pequeno(a)), características dos psitassídeos.
  • Periquito australiano imita outros pássaros?
Não
  • Deixar uma luz de noite para o periquito?
Não. 
  • Só se reproduzem em época de reprodução?
Não. A época de reprodução pode variar de acordo com o local. Você pode identificar se estão no período de reprodução pelo cortejamento do macho à fêmea, pela preparação do ninho e pela permanência da femeá dentro do ninho.
  • Como ensiná-los a falar?
Procure ensiná-lo no início do dia (entre 7h e 9h da manhã) ou no final do dia (entre 17h e 19h) pois são nesses horários que eles estão mais atentos. Repita a mesma palavra várias vezes e no mesmo tom por não mais que 15 minutos. Comece com monossílabos (como "oi", por exemplo).

Algumas revistas sugerem que seja deixada a capa da gaiola pois limitando sua visão eles tendem a prestar mais atenção nos sons ao seu redor.

Também sugere-se que sejam treinados por mulheres ou crianças
pois esses tendem a ter a voz aguda e é mais simples para eles imitarem esse tipo de tom.

Tenha paciência. Eles demoram meses até a primeira palavra. Depois da primeira, as demais são mais rapidamente assimiladas. Evite sons difíceis como o som de "F", o som de "G", a vogal "o" no final das palavras (a letra "u" é mais fácil). No geral, palavras terminadas no diminutivo ("inha") são bem fáceis pra ele aprender bem como palavras com "B" ("beijo", "boa noite", "bom dia", etc).

  • Quando trocam as penas?
No hemisfério sul, todas as aves mudam de penas logo após a quaresma. Por volta do fima de março até final de maio.
  • Doenças, oque fazer?
Se for pulga ou ácaro é fácil descobrir, você deve pegar com cuidado seu periquito e abrir suas asas contra à luz e se você notar pontinhos pretos bem pequenos em suas penas estará confirmado. Levar no veterinário para proceder com o remédio.
No caso de feridas, especialmente resultantes de brincadeiras, brigas ou dos arames das gaiolas, o golpe deve ser desinfectado com um anti-séptico apropriado e o periquito deve ser mantido em sossego de forma a se recuperar rapidamente.
  • Quantos custa um periquito australiano?
depende, de 8 a 20 reais.
  • Um periquito só põe com ciscos ou palhas?
Não, a fêmea põe os ovos na madeira (como acontece na natureza). Em qualquer petshop podes encontrar aquelas caixinhas próprias para ninhos.
  • Como saber se um filhote é macho ou fêmea?
Exige um pouco de treino.Mas praticamente o filhote macho não apresenta nem branco, nem marrom ao redor da narina. Já o filhote fêmea apresenta a cor marrom ou branca ao redor da narina.



Postagens mais visitadas deste blog

Visão Geral