Alimentação

Prepare a mistura de seus periquitos da seguinte maneira;
200 gr de alpiste
500 gr de painço comum
100 gr de painço verde
150 gr de aveia sem casca
100 gr de girassol miúdo
Misture tudo muito bem e guarde em um vidro bem seco e fechado.
Sirva todo dia, assoprando as casquinhas e completando a comida do comedouro* eu não sou a favor desta frase pois no caso o periquito vai lá e come a parte de cima da porção e aí você assopra tirando as cascas de cima e coloca mais sementes novas em cima, deixando a parte debaixo velha!.
Cereais (NÃO industrializados, e sem açúcares a mais), frutas e legumes os periquitos não gostam muito, mas você pode tentar os seguintes:
Milho verde em espiga (duas vezes por semana)
Folha de chicória (uma por dia)
Maçã partida ao meio SEM AS SEMENTES (uma vez por semana)
Aqui vai uma dica minha: Caso percebas que seus periquitos estão com diarréia, geralmente é causada por alguma bactéria (ou excesso de alface, alguma comida estragada) e para eliminá-las, nada melhor que algumas folhas de agrião misturadas com rúculas (não abuse), verás como irá passar rápido.
Chicória: Não abuse também, porém em quantidades certas ela faz muito bem ao periquito, propicia uma boa visão e fortalece os ossos.
Alface: a alface é um sedativo natural, portando quando sua ave se machucar e proveres os devidos cuidados, inclua em sua alimentação um pouco da alface, ajuda a aliviar a dor.
_____________________________________________________________________________________

 Isso é oque encontrarás em vários sites da Internet, mas eu acho mais interessante comprar os pacotes prontos de raçãozinha para os periquitos australianos, pode ir em uma petshop, supermercado que sempre tem... Não compre comida de canário. Comida de canário, é pra canário.
Também podes fazer um ovo cozido e cortá-lo ao meio e por na gaiola ou no viveiro, eles gostam, mas isso apenas uma vez por semana. Cuidado com alimentos muito gordurosos, pois os periquitos australianos são muito propensos a lipomas, isto é, acúmulos localizados de gordura.

O preço da ração custa em média R$ 3,50 (250 g.), isso para dois periquitos dura umas 3 a 4 semanas.





Para alimentar filhotes:
  • O bom é usar uma seringa de 2.0 mm.
  • Cuidado para não machucá-lo, afogá-lo.
  • Aqui um exemplo de um produto que é próprio para alimentálos.
  • Após uns 32 dias, eles já estão conseguindo se alimentar sozinhos.
  • Bom, aqui vai uma dica minha que quase ninguém sabe: O alface possui em sua constituição bastante água, portanto o painço que deixa as fezes de seus periquitos duras o alface as deixa mole. Se deres alface todos os dias notarás que as fezes não estão duras, sempre moles, sendo que isso pode até causar diarréia.

Postagens mais visitadas deste blog

Visão Geral