Filhotes

Aqui, dados necessários sobre os filhotes de periquitos australianos:

Cuidados:
Existem alguns pontos importantes na ação de cuidar dos filhotes por sua conta (é muito mais difícil);
Bem o melhor a fazer seria comprar uma colher de plástico ou uma seringa sem a agulha ou tirá-la... Bem, tendo isso em mãos deve-se fazer ou uma papa caseira que podes encontrar várias pela internet (não vou postar nenhuma, pois nunca tive de tratar sozinho um filhote, e não quero postar uma qualquer que eu nem sei se pode causar algum dano ou não...), ou comprar pronto (mais fácil), pode-se encontrar em pet shop essas papas para filhotes, custa em torno de R$ 8,00 (para mais informações consulte a página inicial e no final da página em "adicionais" tem um link, só clicar, as informações estarão contidas na embalagem). Ah, cuidado para não afoga-lo com a papa. Demora em torno ai de quase ou mais de um mês para eles começarem a se alimentarem sozinhos (isso não tem tempo exato, pois depende do desenvolvimento de cada um)...

O ambiente para eles deve ser calmo e de preferência não os deixe fora do ninho (comprado em pet shop, há vários tipos), pois eles passam um pequeno trabalho para se manterem cálidos, um junto do outro... Dê preferência a um ninho fechado e tente conter-se em ficar olhando todos os dias, isso estressa as fêmeas (claro exceto alguns casos, mas na maioria estressa). Caso desejar cuidar por sua conta, observe o papinho dele, quando ele tiver com o papo cheio é que deu de comida (comem bastante para o tamanho deles haha)...

Há casos em que o macho começa a mal tratar os filhotes, a bicar, pisotear (isso acontece mais com casais novos, a primeira ninhada quase sempre sai algo de errado), aconselha-se a tirar o macho da mesma gaiola em que estão os filhotes e a fêmea ou então separar a gaiola mesmo com um pedaço de papelão...
Não se esqueça de verificar se a comida está sempre disponível, variando...

Uma boa dica é colocar um pedaço de pão na gaiola, deixar os periquitos adultos comerem, porque depois eles vão alimentar os filhotes e o pão é bom que dá massa, corpo, ao filhote... MAS, não abuse no pão né, em média, um pedaço de 3 em 3 ou de 4 em 4 dias... Mesma coisa com o alface, para não ter problemas... Não dê alpiste só de painço, compre aquelas que têm misturas de sementes.

É normal uns estarem maiores que outros,  já que nem todos nasceram no mesmo dia (isso é obvio), mas fique de olho, pois corre o risco de a fêmea não estar cuidando devidamente dos seus filhotes por alguns motivos: Cansaço, não conseguir dar conta do número de filhotes, alguma doença... O mais comum é por ela ser estabanada ou por o macho estar atrapalhando.

Caso queira saber qual é o sexo do seu filhote, visite a página de perguntas de respostas. Obrigado.

Essa foto - tirada dia 13/05/12 - são dos filhotes do meu casal, e nessa foto dá para ver dois filhotes maiores já com a formação de penas primárias (cerca de 3 semanas de vida) e lá perto do plástico dá para ver um menor, sem nenhuma pena ainda. Isso não significa que não está crescendo, mas sim que é mais jovem (sei porque estou acompanhando). Bom, dá para ver que tem um ovo, que obviamente não vingou, pois já faz mais de duas semanas que o último nasceu. Depois dessa fase de desenvolvimento, é recomendável que coloques o ninho no chão da gaiola, pois eles já conseguem andar melhor, equilibrar, e conseguem sair do ninho, e se o ninho estiver no alto, correm o risco de cair e se machucar ou não conseguir voltar pro ninho. Ah, e sim, são detritos deles sim... Mas não preocupe-se em limpar, a fêmea limpa o necessário e serve até de isolante térmico da madeira do ninho que pode esfriar, porém o melhor é limpar o ninho e não precisa colocar nada. (Nunca crie os filhotes em latas).
Se você ficou interessado no ninho, clique aqui e confira como fiz o ninho deles.

Os filhotes de periquitos australianos são muito sensíveis a doenças e contraem elas facilmente, portanto é aconselhável que antes de tocar nos filhotes, lavar bem as mãos e não manuseá-los por muito tempo (principalmente se forem pequenos, como os da foto) acima. Depois de seis dias da foto eu considerei o crescimento deles (os dois maiores) suficiente para serem pegos na mão sem causar danos.

Cuidado com os dejetos que ficam grudados nos seus pés que podem causar infecções caso não sejam tirados, e caso o filhote se corte ou algo assim e entre em contato com os dejetos que podem estar contaminados causando alguma doença... Por isso certifique-se se o seu ninho proposto possui segurança e observe sempre às crias.


Para alimentar filhotes:
  • O bom é usar uma seringa de 2.0 mm.
  • Cuidado para não machucá-lo, afogá-lo.
  • Aqui um exemplo de um produto que é próprio para alimenta-los.
  • Após uns 32 dias, eles já estão conseguindo se alimentar sozinhos.



Comentários

  1. como faso para a femia nao estranha quando coloca o ninho no fudo da gaiola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi sua pergunta, poderia ser mais claro?

      Excluir
    2. Procure primeiro uma professora de português

      Excluir
    3. vou traduzir para o português. "como faço para a fêmea não estranhar (se tornar agressiva com os filhotes) quando colocar o ninho no fundo da gaiola?"

      Excluir
    4. Olha o melhor é não abaixar o ninho ent, deixe como esta que quando for o tempo certo eles irão voar ent pra fora.

      Excluir
    5. Olha o melhor é não abaixar o ninho ent, deixe como esta que quando for o tempo certo eles irão voar ent pra fora.

      Excluir
  2. Tenho 03 filhotes recem nascidos aqui em casa, a femea está sempre dentro da casinha e é brava demais não consigo limpar o ninho, o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe com a higienização do ninho, é normal ficar como está na foto do post... As vezes é necessária, mas se não consegues, não se preocupe...

      Excluir
    2. n se proucupe, so tenho 9 anos e já nas minhas pesquisas encontrei que n precisa limpar o ninho assim como matheus falou

      Excluir
    3. Não se preocupe, quando a femêa volta a acazalar,ela mesma limpa o própio ninho para a próxima ninhada

      Excluir
  3. ai vc tira a caixinha que a femea sai e se ela não sair é só tirar o teto que tem na caixa em cima que é de correr!!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa fique muito triste porque na minha casa nasceu 3 filhotes mas todos morreram não sei porque o ninho deles estava normal e a alimentação tambem alguem poderia me dizer porque eles morrem tao facil ah essa foi a primeira vez que ela chocou isso influencia na morte deles???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso as vezes é Normal, No meu caso, a primeira postura nasceram 2 filhotes os dois morreram, depois de 2 meses a fêmea colocou 3 ovos novamente, nasceram 2 filhotes, aí decidi tirar o macho da Gaiola, aí sim, meus dois filhotes já estão Empenados e Grandes.
      Faça o Teste, as vezes o macho não aceita que a fêmea fique empenhada somente em alimentar os Filhotes!!!
      Boa Sorte!!!

      Excluir
    2. As vezes é porque o pai ou a mae não são bons exemplares para dar cria. AS VEZES ELES RUIM DE CRIA . Mas não se preocupe deixe a natureza agir sozinha não tire o macho da gaiola como o meu amigo de cima falou, DEUS É PERFEITO EM TODOS OS SENTIDOS OS SEU PERIQUITO S SAO OBRA DELE E OBRA DE DEUS NAO É FEITA PELA METADE! espere eu tenho certeza que ainda vc vai ter muitos filhotes

      Excluir
    3. como o objetivo é conseguir fazer os filhotes chegarem à fase adulta.. discordo do companheiro à cima e digo que foi a coisa mais ridícula pra se falar para um criador (dizer que se Deus quiser ele vai permitir que os filhotes sobrevivam) .
      retire o macho e faça o teste .. mas é necessário que estude as outras possíveis causas como falta de alimento da mãe.. imaturidade da mesma .. possível doença entre os filhotes.. algum tipo de parasita que podem acarretar em morte ou ainda a própria fêmea pisotear os filhotes . de qualquer forma , estude essas possibilidades.

      Excluir
  5. bom vc tocou em algum deles ??? periquitos principalmente pequenos com menos de um mes pegam muito facil doenças graves bom deve ter sido isto se os pais nao rejeitaram eles bom espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  6. e tb pode ter influenciado a morte deles

    ResponderExcluir
  7. Ganhei um casal de periquitos que logo deram uma ninhada de 3 ovos. 2 vingaram: um nasceu normal e outro nasceu com a pata deformada (elas literalmente bem abertas). Porém hoje eles fazem 30 dias e ainda estavam dentro da casinha. Resolvemos tirá-los de lá pq a femea já colocou mais 2 ovos e a coisa ficou meio tensa pro macho que não consegue mais entrar na casinha (já que são 4 mais os 2 ovos) e eu li q periquitos machos principalmente novos tendem a machucar os filhotes.
    a gaiola que os colocamos eu pus a agua e a comida no chão. como não sei se estão se alimentando sozinhos, eu dei agua e papinha na seringa p eles.
    Minhas perguntas:
    com que frequencia devo alimentá-los? fiz bem em retirá-los dos pais ou coloco eles de volta e retiro o macho? porém é ele q alimenta a femea qd ela choca e ela já está c 2 ovos?
    e como faço p tirar a casinha do casal, já q nem desmamou os filhotes e ela já teve a 2ª ninhada?
    e se vc tb tiver alguma informação e orientação de como tratar meu filhote com as patinhas deformadas...a gaiola q os pus, coloquei outra casinha para eles no chão da gaiola e pus agua e comida.
    Agradeço muito se puder me ajudar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, então... em relação as suas dúvidas:
      Compre papinha para filhote de periquito, aqui no blog tem indicações... No rótulo tem como deve ser feita a administração da papinha...
      Fez muito certo em separá-los, contando que saibas se eles já conseguem se alimentar sozinhos!

      Excluir
  8. Bom vc fez mais ou menos certo vc tem que tirar a fêmea da gaiola quando o filhote tiver com um mês e dez dias para que o macho ensine o filhote a comer sozinho;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, tenho um casal ,nasceram 4 ,ela deixou de amamentar os filhotes e começou a bater no macho até fez sangue, eu separei a do macho e dos filhotes e quando reparei já ela tinha mais 5 ovinhos , pus os noutro ninho junto com ela , e o pai ficou a tratar dos filhotes, perdeu se 1 foi o último que nasceu, mas ele até agora está a tratar muito bem os outros 3 .

      Excluir
  9. ñ gostei dessas dicas pois já li em varios sites que não pode dar alface aos periquitos pois causa diareia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em excesso o alface causa diarréia sim

      Excluir
    2. não mesmo amigo Basta uma folhinha de alface só e as fezes do periquito ficam moles um dia depois

      Excluir
  10. Eu tenho um casal de periquitos, e na casinha tem alguns ovinhos, não sei à quantos dias já tem. O macho esta sempre tentando entrar na casinha, e tira a fêmea, às vezes ele tbm n deixa a fêmea se alimentar, fica sempre implicando com ela. O que devo fazer? ja comprei ate uma outra gaiola, deve separar ele agora, ou espero os filhotes nascerem? Tenho medo dele quebrar os ovinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como dito no post, o certo sempre é retira o macho quando se percebe que ele está atrapalhando a fêmea... No caso dos meus pássaros eles não tiveram problemas o macho até ajudou, levando comida para fêmea e ajudando a deixar o ninho quente...

      Excluir
    2. O macho não quer quebrar os ovinhos ele sabe que ela esta chocando e quer ver os ovinhos (ou filhotes ) , já aconteceu isso com o meu casal AI EU DEIXEI ELES JUNTOS E TUDO DEU CERTO!

      Excluir
  11. qual é o tempo depois de nascer que tem que separar os filhotes dos pais??????

    no meu deu 4 ovos sobreviveram só 1 e depois de ter criado as penugens os pais deram um coro e mataram ele!!!!


    ALGUÉM PODE ME AJUDAR???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom se os pais começar a maltratralo pode separar se n n precisa pode deixar ou pode ser que os pais estao estressados

      Excluir
    2. Exatamente... O macho pode ter se sentido ameaçado e matado o filhote, já que é uma gaiola pequena,o contato é mais próximo, o que pode não ter agradado o progenitor... E é normal que nasçam apenas alguns tá? Pode ser até que todos os outros nem galados estavam...

      Excluir
    3. nao separe é pior , agora se o pai estiver machucando é melhor separar !!!

      Excluir
  12. o filhote do meu periquito não anda o que faço?obs:ele já tem mais de um mes de vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele nasceu sem pernas ou simplesmente não quer andar? leve a um veterinário ele pode estar com alguma doença ou má formação

      Excluir
  13. A fêmea ou o macho não sei qual, separou o filhote dos ovos que ainda faltam chocar, isso é normal ?? ela e ele tbm ficam muito tempo dentro do ninho, meu ninho tem dois compartimentos e ela fica de de um lado e do outro e ele esta ajudando tbm, fica bastante tempo dentro do ninho onde o filhote esta, detalhe acho que nasceu hj.

    ResponderExcluir
  14. Ola, alguem poderia me ajudar?
    tenho 4 filhotes de periquitos eles já estão praticamente empenados, mas por tristeza minha a mãezinha deles fugiu e eles não comem sozinhos,estou tentando alimentá-los com a papa de filhote mas eles não comem.......alguem sabe o que posso fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá se te ajuda a primeira cria do meu casal nasceu 2 filhotes 1 morreu e o outro a mãe jogou para fora do ninho não sei porque ,buscai na net estas informações comprei uma seringa de 20ml e uma papinha para filhotes comprei na casa de aves segui as informações do rotulo utilizei a seringa e deu certo demorou uns 15 dias e ele começou a se alimentar sozinho.OBS: lavaras mãos antes e depois do alimento a agua que usa para preparo da papinha é filtrada espero que te ajude!!!!

      Excluir
  15. No meu caso, tive que retirar a fêmea da gaiola pois, percebí que era a mãe que estava bicando os filhotes e arrancando as penas da cabeça e costas. Agora o pai parece estar alimentando os filhotes. Será que agí certo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim tudo bem, contando que o pai continue fazendo o trabalho de alimentar. fique de olho nos filhotes

      Excluir
    2. Matheus, obrigado!

      Excluir
  16. Tenho quatro filhotes, sendo que, dois devem ter mais de um mês. O mais velho costuma sair da caixinha e de vez em quando ele sobe no meu dedo. O fato de subir no meu dedo, ou seja, ter contato comigo não o prejudicaria? O pai continua alimentando-o parecendo não estar rejeitando-o... Quanto a mãe, tive de separar pois após alimentá-los costuma bicar e arrancar as penas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhum problema, a fêmea que tenho também faz isso, porém cuidado para não passar cremes ou loções que possam prejudicar e irritar possivelmente suas peles. Portanto sempre lave as mãos antes, ta?

      Excluir
    2. Matheus, primeiramente desculpe-me por demorar em agradecer sua resposta. Muito obrigado pela informação.

      Excluir
  17. Boa noite tenho dois machos australianos e uma fêmea inglesa que já deram três filhotes e perderam-se alguns ovos, porém desta vez (esta semana) o ninho estava com três filhotes (um bem pequeno) e percebi que a fêmea estava machucada e os machos não a deixavam entrar no ninho, não suportando ouvir os filhotes pedirem por comida e nenhum periquito entrar lá para alimenta-los retirei a fêmea e o ninho e coloquei em outra gaiola, mas mesmo assim a fêmea não entrou para alimentar os filhotes, então estou eu mesmo dando comida a eles e gostaria de saber de quanto em quanto tempo devo alimenta-los, pois choram o dia todo.
    Desde já agradeço.
    Obrigado.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Oi, compre uma papinha em uma petshop, e na papinha conterá as intruções, sorteee

    ResponderExcluir
  19. Obrigado Matheus, abraços

    ResponderExcluir
  20. tenho uma femea de periquita ela estava com seis ovos mais ela os quebrou porque as femias de piriquita esta quebrando os ovos?

    ResponderExcluir
  21. eu gustavo quero aprende como fasso a papa para o filhote de australiano que vai nascer agora, que eu tenho, alguem mi ensina a fazer

    ResponderExcluir
  22. Tiago :
    Tenho um casal de periquitos eles eles já tiveram filhotes 3 vezes nas três os filhotes cresciam,ficavam totalmente com penas, saiam da gaiola só que nunca conseguem andar.Por que será? hoje dia 28/01/2014 eles estão com um novo filhote novamente, tenho medo que ele cresça fique cheio de penas assim como um periquito adulto e morra por não conseguir andar nem comer sozinho isso é chato pois sinto pena de ver um animal que já está crescidinho e morrer desça forma algo que não é normal não é verdade! Conhecidos meus falaram, que é por causa de bactéria, fungo,que ele acabar morrendo, me aconselharam comprar uma vitamina e tirar então o macho da gaiola, pois o macho pode acabar pedindo a atenção da fêmea fazendo que a fêmea não continue alimentando até que ele consiga ficar em pé e comer sozinho. Seguindo esse conselho tirei o macho da gaiola já que todos falam a mesma coisa, que eu devo tirar o macho da gaiola fiz certo? Se puder quero que analise o meu caso, não sei o que fazer, não quero ver outro filhote de periquito morrer assim novamente! Me AJUDE O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL POR FAVOR É UMA EMERGÊNCIA ! Se preferir envia me a resposta pelo meu e-mail: tiagowsm2012@yahoo.com . Vlw mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um filhote com o mesmo problema. Ele já tem 30 dias, está coberto de penas, mas não anda. So fica deitado e arrepiado. O que faço? Conseguiu a resposta? Por favor me ajude!

      Excluir
  23. Me tire uma dúvida por favor, o meu casal de periquitos já estão na segunda ninhada, gostaria de saber quanto tempo eles demoram para sair do ninho? Por que o meu já esta com as penas das asas e as do rabo quase todos formados.

    ResponderExcluir
  24. Preciso de ajuda rapida, por favor. Tenho 5 filhotes de periquito e um dos primeiros e maior q nasceu; está com o papo vazio, os ''pais'' nao estao alimentando. Ele fica com os olhos fechados a todo o instante; isso seria somente fraqueza por falta de comida ou é doença? Todos nasceram com os pés tortos e o bico da parte de cima fino, seria doença tambem, grata. daline.mello@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom pode ser qualquer tipo de doença ou até por deficiencia mesmo de nascença qualquer coisa voce tem que alimentalos !!!!

      Excluir
  25. Ola amigo, minha femea morreu e deixou 3 filhotes... sera q o macho alimentará os filhotes? Preciso de ajuda, pois os filhotes ha tem quase um mes... meus cumprimentos, . dorea30@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. eu ganhei uma periquito femia e ela botou um ovo como eu faço pra alimentar ela por q quando ela sai do ninho demora pra ela entrar de novo

    ResponderExcluir
  27. olá meu filhote já tá com todas penas formadas mais porem parece que tem medo de sair do ninho que não sai de jeito nenhum estou com medo da mãe para de alimenta-lo o que faço tiro ele do ninho pode mandar resposta pra meu email trindade-m@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  28. Olá, Matheus, tenho 3 periquitos duas femeas e um macho uma das femeas botou 5 ovos ai a outra femea acho que ela matou 3 e só nasceu um ai eu separei o pai e a femea que matou os 3 ovos e deixei só a mae e o filhote ele nasceu hj e eu quero amansa-lo ai eu devo tira-lo com quantos dias e se eu coloca-lo de volta no ninho a mae dele vai mata-lo ???????? Por favor me ajuda e eu devo deixa-lo morar la na caixa ????

    ResponderExcluir
  29. ......Olá, tenho um casal de periquitos e tiveram sua primeira ninhada. A fêmea botou 4 ovos e parece que todos são galados, mas os 3 primeiros morreram, o primeiro e o terceiro ovo começaram a abrir mas morreram antes de conseguirem sair totalmente do ovo, e o segundo filhote nasceu, mas só viveu 2 dias. O que será que está acontecendo? o macho sempre vai na porta do ninho dar comida pra fêmea e ela quase todo tempo está dentro do ninho. Será que ela não está cuidando direito? será que o outro ovo também vai morrer? :/ me ajude por favor. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitassss coisas podem ter acontecido... Desde o mal desenvolvimento do feto até a contração de algum fungo, algo do tipo... Sim, as vezes ela não cuidou direito, as vezes a alimentação foi ruim, as vezes ela desistiu por algum motivo... Terás que esperar até a próxima ninhada, e não desanime, não é culpa sua, pois na natureza muitos morrem no ninho também.

      Excluir
  30. bom, eu queria tirar um filhote q as penas já estão quase saindo será q eu poderia manter ele em um aquário ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza a resposta é não. O vidro, lata, nada disso é bom... No vidro afetará o desenvolvimento ósseo dele. E capaz se não colocares madeira para eles ficarem mordendo, bicando, que numa gaiola são os poleiros ou o proprio ninho, ele(a) ficará estressado. Eles gostam das gaiolas pra ficarem subindo e descendo com o bico.

      Excluir
  31. Os filhotes de periquitos eles aprendem a andar sozinhos?? pq o meu n consegue ficar em pé, e ja vai fazeer 1 mes... er normal??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende... Cada filhote tem seu tempo de desenvolvimento. Pense que eles não vão ficar mesmo dando voltas pela caixinha do ninho, o que eles fazem é movimentarem-se perto um do outro até para não perderem calor. Sim eles aprendem a andar sozinhos.

      Excluir
  32. boa tarde, vou pegar um filhote sabado, estara com 1 mes e 7dias, preciso alimenta-lo com papinha, ou já consegue se alimentar sozinho?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  33. Os meus deram filhotes e muita gente fala q tem q separar dá mãe quando eles crescem mas eu quero fazer criação se alguém puder me responder se eu devo separá-los ficarei agradecida Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for uma gaiola vc deve separar, mas se for um viveiro nao precisa separalos

      Excluir
  34. Boa Tarde,os meus periquitos tiveram dois filhotes porém um deles morreu hoje. não sei se devo retirá-lo do ninho. não sei oque devo fazer me ajudem ,Obrigada

    ResponderExcluir
  35. os pais alimentam os filhotes ou eu tenho q dar comida para eles

    ResponderExcluir
  36. meu periquito nasceu antes do tempoo que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso deve ser normal se foi com os 20 dias pq o meu nasceu com 20 !!

      Excluir
  37. e bom uma ninhera toda fechada con so u buraco deles entrar

    ResponderExcluir
  38. me ajude rapido porfavo

    ResponderExcluir
  39. oi eu tenho um duvida o meu periquito macho ele e ja tem no nariz dele um cor lilas e a fronte dele ta quase sem as linhas e a femea ela ta quase ficando sem as listra também,mas essa não e a questão e que ele fica puchando o rabo dela e a asa dela isso e normal eo que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom repare pq a do macho fica sempre uma cor azul .... e a da femea mais amarronzada !!!

      Excluir
  40. bom , nasceu meu primeiro filhote o que devo faser minha tia disse que cozinhasse um ovo de galinha e dai ela levava pra alimentalos posso fazer isso ?

    ResponderExcluir
  41. devo alimentar meu filhotes ou a maãe alimenta ??????

    posso deixar que a mãe alimenta por conta propria????
    -obg-responde pessoal ! ?

    ResponderExcluir
  42. os meus já estão com uma penas no corpo mais pequenas quanto dias tenho que esperar.

    ResponderExcluir
  43. tenho um casal com dois filhotes com plumas a algumas penas e gordinhos...o pai não os alimenta só a mãe...hoje ela quase na entrou no ninho e esta dormindo fora...será q é normal ? já são bem grandinhos ficam na porta do ninho observando...

    ResponderExcluir
  44. Olá tenho um casal de periquitos de 1 ano mais ou menos já deram a primeira ninhada veio 4 filhotes agora esse dias ela chocou 2 ovos e jogou fora do ninho um não tinha nada mas o outro tinha filhote coloquei de volta no ninho mas o casal continua jogando o filhote fora do ninho e eles ficam fora do ninho e quando entram joga o filhote fora o que se deve fazer?

    ResponderExcluir
  45. Oi pessoal! Tenho três filhotes com cerca de três meses pra menos. Eles estão bem e crescendo a cada dia. O estranho é que eles bebem água o tempo todo e fazem cocô água o tempo todo, deixando o jornal do piso da gaiola encharcado. Alguém já passou por essa situação?

    ResponderExcluir
  46. De 4 ovos 1 periquito já nasceu porém tenho dúvidas se devo ou não separar o pai. Alguns blogs dizem que sim outros dizem que não. Coloquei uma grade dividindo metade da gaiola e o macho insiste em tentar passar. Qual procedimento?

    ResponderExcluir
  47. De 4 ovos 1 periquito já nasceu porém tenho dúvidas se devo ou não separar o pai. Alguns blogs dizem que sim outros dizem que não. Coloquei uma grade dividindo metade da gaiola e o macho insiste em tentar passar. Qual procedimento?

    ResponderExcluir
  48. De 4 ovos 1 periquito já nasceu porém tenho dúvidas se devo ou não separar o pai. Alguns blogs dizem que sim outros dizem que não. Coloquei uma grade dividindo metade da gaiola e o macho insiste em tentar passar. Qual procedimento?

    ResponderExcluir
  49. De 4 ovos 1 periquito já nasceu porém tenho dúvidas se devo ou não separar o pai. Alguns blogs dizem que sim outros dizem que não. Coloquei uma grade dividindo metade da gaiola e o macho insiste em tentar passar. Qual procedimento?

    ResponderExcluir
  50. De 4 ovos 1 periquito já nasceu porém tenho dúvidas se devo ou não separar o pai. Alguns blogs dizem que sim outros dizem que não. Coloquei uma grade dividindo metade da gaiola e o macho insiste em tentar passar. Qual procedimento?

    ResponderExcluir
  51. Boa noite. Tenho um casal de autraliano. Sairam 3 filhotes. Um ja esta comecando a empenar. Mas a femes esta batendo neste e tirando as penas. Eu retirei a femea da gaiola e deixei so o macho. A pergunta e rle ira alimentar os 3? O que devo fazer podem me ajudar.

    ResponderExcluir
  52. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  53. Olá tenho uma casal que tiveram dois filhotes mas um morreu devo retirar o cadáver ou deixo no ninho

    ResponderExcluir
  54. Olá tenho uma casal que tiveram dois filhotes mas um morreu devo retirar o cadáver ou deixo no ninho

    ResponderExcluir
  55. Olá tenho uma casal que tiveram dois filhotes mas um morreu devo retirar o cadáver ou deixo no ninho

    ResponderExcluir
  56. Minha periquita colocou ovos e o macho morreu, já a segunda ninhada dela. Arrumei um companheiro mas ela bateu tanto nele que tive que devolver. O que faço? Tenho medo de que ela morra de tristeza, pois ela está chamando muito. Devo aguaradar um pouco mais para arrumar outro companheiro para ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Estou com o mesmo problema. O meu piriquito pai, morreu hoje, a piriquita está triste e a alimentar os 5 bebés. Pode ajudar-me por favor com a sua experiência?

      Excluir
  57. Olá.Estou com um problema com meus periquitos,tenho 8 casal.Depois que os filhotes nascem e estão com uns 20 dias são mutilados pelos pais,eles arrancan todas as penas e bicam toda a cabeça até morrerem já é a 3ª vez que isso acontece não sei o que fazer.....Se alguém puder me ajudar agradeço?

    ResponderExcluir
  58. ola, tenho 2 casais de periquitos,sendo que um deles ( o sacau ) ja deve 4 minhada mas nenhum dos filhotes sobreviveram sempre morre todos fico muito chateado da ultima ninhada agora ele colocou 6 ovos nasceram 5 dos dois primeiros morreram e os outros conforme ia nascendo fui tirando comprei papinha e me dediquei a eles mas agora so tem um, com mais de 15 dias e ainda nao nasceu penas percebi que a respiraçao dele começou a ficar diferende e o papinho sempre cheio como se nao estivesse digerindoa papinha,sera q ele sobrevive..ja tirei os ninhos perdi as esperanças acho q nunca vou conseguir ter filhotinhos

    ResponderExcluir
  59. ola, tenho 2 casais de periquitos,sendo que um deles ( o sacau ) ja deve 4 minhada mas nenhum dos filhotes sobreviveram sempre morre todos fico muito chateado da ultima ninhada agora ele colocou 6 ovos nasceram 5 dos dois primeiros morreram e os outros conforme ia nascendo fui tirando comprei papinha e me dediquei a eles mas agora so tem um, com mais de 15 dias e ainda nao nasceu penas percebi que a respiraçao dele começou a ficar diferende e o papinho sempre cheio como se nao estivesse digerindoa papinha,sera q ele sobrevive..ja tirei os ninhos perdi as esperanças acho q nunca vou conseguir ter filhotinhos

    ResponderExcluir
  60. Ola meus filhotes nascerao resentimente agora mais tudo que coloco os pais nao comem... coloco ovo eles nao querem coloco milho cosido eles nao querem coloco miolo de pao eles nao querem eles so comem couve e maça.. oque eu faço?

    ResponderExcluir
  61. Ola,meu nome é alisson e estou cuidando de um filhote de piriquito australiano,quando estava dando papa para ele,acho que eu deixei entrar papa no nariz dele o que faço?

    ResponderExcluir
  62. Ola,meu nome é alisson e estou cuidando de um filhote de piriquito australiano,quando estava dando papa para ele,acho que eu deixei entrar papa no nariz dele o que faço?

    ResponderExcluir
  63. Olá, meu piriquito australiano macho morreu hoje e a fêmea está chocando, já nasceram três filhotes e tem um ovo ainda, o que faço quanto ao macho? já que era o mesmo que os alimentava? obrigado

    ResponderExcluir
  64. Olá! Geralmente os filhotes puxam mais a cor do pai ou da mãe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles herdam características tanto da mãe como do pai

      Excluir
  65. Minha piriquita descascou 2 filhotes e no outro dia os colocou para fora do ninho queria saber por que isso???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Assim, sem ter visto nada fica difícil te dar certeza. Gaiola pequena? Fêmea estressada? Muito provável pode ter sido o macho e não a fêmea...

      Excluir
  66. Olá meu casal de periquito tiveram um filhote, ele ja esta com 25 dias mais não consegue andar e fica se arrastando... o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mal desenvolvimento das patas, ou machucou as patas, leve a um veterinário para ele analisar!

      Excluir
  67. Larissa:
    Boa tarde! Meu casal de periquitos tiveram sua primeira ninhada, com 4 ovos, todos nasceram, mas o mais velho morreu, e o mais novo foi morto a bicadas, e os outros dois do meio estavam machucados e não estavam sendo alimentados direito, então tirei eles do ninho e estava alimentando eles com a papinha, mas um nasceu com um problema na pata e percebi que estava muito quieto, e dormia direto, enquanto outro era mais agitado.. O que estava muito quieto acabou falecendo ontem e estou com medo do último morrer e estar fazendo algo de errado... Tem algum problema ele ser criado sozinho? Tem problema se pegarmos ele? Acho que as penas estão demorando demais para crescer, desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
  68. Larissa:
    Boa tarde! Meu casal de periquitos tiveram sua primeira ninhada, com 4 ovos, todos nasceram, mas o mais velho morreu, e o mais novo foi morto a bicadas, e os outros dois do meio estavam machucados e não estavam sendo alimentados direito, então tirei eles do ninho e estava alimentando eles com a papinha, mas um nasceu com um problema na pata e percebi que estava muito quieto, e dormia direto, enquanto outro era mais agitado.. O que estava muito quieto acabou falecendo ontem e estou com medo do último morrer e estar fazendo algo de errado... Tem algum problema ele ser criado sozinho? Tem problema se pegarmos ele? Acho que as penas estão demorando demais para crescer, desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
  69. Bom dia, pfvr me ajudem. Nasceram dois periquitos de um casal novo. Logo que criaram Asas foram expulsos do ninho (acho que a femea vai botar de novo). O macho bateu muito em um deles e esse morreu. O outro nao apanha mais, porem nao anda (se arrasta com o bico e as patinhas nao mexem), esta muito mole. O que esta havendo c ele? Doença, maus tratos do pai ou fraqueza/falta de comida? Grata. Amanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu eu comprei. No mesmo dia ele ficou pendurando uma das patas, a tarde já arrastou. Acho que deve ser estresse, pois houve mudança de ambiente. Ele come bem pouco, canta poiqipouq.

      Excluir
  70. A fêmea colocou 3 ovos no mês de março, um no dia 18, outro no dia 20 e o terceiro no dia 24.
    Ela passou os dias chocando direitinho. Na madrugada do dia 10 deste mês ouvi o pio de filhote, dei uma olhada e vi que o ovo estava se abrindo já. Pela manhã, continuava a ouvir o pio, mas tentava ver se o filhote tinha saído totalmente da casca, mas a fêmea ficava em cima. Por volta do meio dia, os pios pararam, fui ver se estava tudo bem, e a fêmea tinha empurrado o filhote para frente da entrada do ninho, ele ainda estava com o corpinho dentro da metade da casca. Vi que não se mexia, nem piava mais. Estava morto. Então o tirei do ninho. O que pode ter acontecido? Morreu por estar fraco, por não ter conseguido sair do ovo? O que devo fazer? Os outros ovos ainda não nasceram. Não fiz a ovoscopia no começo. Adianta fazer agora? Ela continua chocando os ovos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode ter cido estress da femea,os meus quando vejo piado e o ovo furado eu o ajudo a nascer qebrando a casquinha do ovo

      Excluir
  71. meus fiçhotes ja tao com 40 dias e ainda nao sairao do ninho,e suas penas so naceram na asa e na cauda o resto ta pelado qual foi o problema? por favor.

    ResponderExcluir
  72. Amigo,tenho uma casal de periquito!
    Os filhotes já estão com penas,não completos, e ontem vi que o pai estava sangrando na parte superior da pata,e hj vi que ele esta forçando a fêmea a cruzar e esta dando uma briga terrível,e de vez enquando ele sobe no filhote maior,o que eu devo fazer?

    ResponderExcluir
  73. Amigo,tenho uma casal de periquito!
    Os filhotes já estão com penas,não completos, e ontem vi que o pai estava sangrando na parte superior da pata,e hj vi que ele esta forçando a fêmea a cruzar e esta dando uma briga terrível,e de vez enquando ele sobe no filhote maior,o que eu devo fazer?

    ResponderExcluir
  74. Amigo,tenho uma casal de periquito!
    Os filhotes já estão com penas,não completos, e ontem vi que o pai estava sangrando na parte superior da pata,e hj vi que ele esta forçando a fêmea a cruzar e esta dando uma briga terrível,e de vez enquando ele sobe no filhote maior,o que eu devo fazer?

    ResponderExcluir
  75. Tenho dois casais de australianos, já chocaram várias vezes, e todos os filhotes morrem, começam a soltar as penas primárias e morrem. Já morreram uns 20 filhotes, alguém me ajuda.

    ResponderExcluir
  76. Tenho um casal de periquitos, eles botaram duas vezes, nas duas crias nasceram 4 filhotes, e nas duas vezes todos morreram, sempre em ordem sequencial (do mais novo pro mais velho) além do que sempre ficam sem andar (do nada!!!) eu costumo limpar o ninho uma vez por semana, sera que isso pode estar afetando? Fico pensando que se deixar muito sujo trará doenças aos filhotes ... mas lendo esse post vi que pode deixar sujo. Sei lá, me ajude, pois estou pensando até em doar meu casal a um criador especialista ... Não sei se posso estar fazendo algo de errado.

    ResponderExcluir
  77. Boa, tenho dois casais de periquitos no meu viveiro, um dos casais tiveram filhote recentemente. Quando o filhote começar a sair do ninho tenho que separar ele, pra não apanhar do outro casal? Ou os pais continuam defendendo ele? Outra pergunta, depois de crescido, os pais maltratam, ou pode continuar vivendo com seus pais e seus vizinhos?

    ResponderExcluir
  78. O ovo do meu casal acabou de chocar tem uns dois a três dias e tenho duvidas se a fêmea esta alimentando o filhote. Caso não esteja oq posso fazer?

    ResponderExcluir
  79. O ovo do meu casal acabou de chocar tem uns dois a três dias e tenho duvidas se a fêmea esta alimentando o filhote. Caso não esteja oq posso fazer?

    ResponderExcluir
  80. eu tenho um casal,e eu não vi quando a femea poe os ovos quando vi ja tinha uns filhotes o que fasso para saber se eles estão bem alimentados?

    ResponderExcluir
  81. Olá! E apenas uma sugestão ou realmente deve-se retirar o macho?
    Grata!

    ResponderExcluir
  82. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  83. Tenho minha primeira ninhada e os filhotes ja estao bem melhores do que antes obrigado pelas dicas leio os comentarios isso me ajuda se eu tiver problemas obrigado ;)

    ResponderExcluir
  84. Hj completa 19 dias que minha periquita botou, são três ovos e a periquita não sai do ninho isso é sinal de que realmente os ovos estão com filhotes ou ela pode estar chocando e não ter nada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. talvez não deve ter nada, pois nem sempre os ovos galam, mas se estão todos bem, parabéns os pais são ótimos em dar cria

      Excluir
  85. ola bom dia meus filhotes tiveram filhotes pela 1 vez e o filhote esta eu acho que muito pelado entre pescoco e tronco sera que pode ser que ele esta sendo maltratado pq nao vejo isso e vi que vc pede para separar o macho do filhote mas nao e o msm que faz a alimentacao do filhote desde ja agradeco

    ResponderExcluir
  86. Nasceu 3 filhotes de uma alpina com um verde..Nasceram Lindos, com azul e branco e outro da cor verde. Mas tem outro casal na gaiola e eu acho q eles nao estao deixando a mae alimentar. Ja saiu um do ninho mas nao voa bem mas os outros estao dentro e eu nao sei o que fazer sera que vao crescer normalmente?

    ResponderExcluir
  87. bom dia tenho dois casais com ovos. um casal tem 3 e ainda não chocou, acho que tem uma semana. o outro casal tem quatro ovos, 2 já nasceram um ontem e um antes-de-ontem se os quatro nascerem será que a mãe consegue cuidar de todos?(é um viveiro, sorte minha kk)e é o macho que da comida a mãe, mas a mãe tem dois namorados que a alimentam é normal? respondam aqui: arthurneri2004@gmail.com

    ResponderExcluir
  88. Meus periquitos come os filhotes quando eles nascem :(

    ResponderExcluir
  89. Tenho um filhote de diferença de 2 dias e ele é muito desengonçado pois ele não.consegue afirma as pernas isso é normal

    ResponderExcluir
  90. Nasceram 5 filhotes aqui em casa! Um não vingou, infelizmente, agora já estão todos emplumados. Têm 4 semanas! Gostei do seu blog, apesar de só conhecer agora! Gostaria de saber se é possível criá-los soltos pelo pátio ou se eles assim não sobrevivem... Grata

    ResponderExcluir
  91. Mas é obrigatório dar papinha pra eles?

    A comida que a mãe da não é suficiente?

    ResponderExcluir
  92. Olá , tenho 2 filhotes de mais ou menos 1 mês e meio , eles já saem do ninho , mais o macho adulto tenta acasalar com eles é acaba machucando os filhotes , como devo proceder ?

    ResponderExcluir
  93. Minha periquita Austráliana morreu e deixou 3 filhotes... O macho continua tratando ou nao?
    Oq eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu aconteceu a mesma coisa.. o.macho nao cuidou.. compre a seringa propria e a papinha probta tb.. o meu filhote está ótimo assim.. o problema é q agora não to conseguindo fazer ele largar a papa e comer ração :(

      Excluir
  94. Oi, eu tenho 2 periquitos australianos e não tenho certeza se é um casal, quanto eu fui comprar ele a lojista falou q era um casal, mais estou com muita duvida pq a minha suposta "fêmea", tem a cera em cima do bico com uma cor azul bem claro, quase um azul marinho extremamente claro, quem poder me responder obrigado

    ResponderExcluir
  95. Bom dia, tenho 2 casais de periquitos, um casal formado e com uma ninhada de 6 ovos, é o outro casal ainda não está formado... o problema é que a fêmea está chocando os ovos e sai com frequência do ninho, para separar o parceiro dela da outra fêmea, e nap sei se isso pode implicar na nao eclosao dos ovos!
    Pois a fêmea nova só que está perto do parceiro comprometido, não dando a mínima para o outro macho.
    O que devo fazer?
    Espero os 18 dias pra ver se eclodem os ovos ou deparo o outro casal.?

    ResponderExcluir
  96. Boa tarde, comprei um casal de periquitos australianos, porém estou preucupada porque eles não querem comer, o que faço comprei o ninho, e estou dando a papinha que compra no pet, estou com medo deles morrerem.

    ResponderExcluir
  97. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  98. Eu estou com dois filhotes, eles já estão bicando o chão. Eu espalho a ração no chão. Eles são muito pequenos e a mãe deles fugiu da gaiola e os deixou só. Eles estão picando o chão. Devo me preocupar? Eu coloquei o macho junto com eles e fiquei observando e o pai nem ligava para eles... estou preocupado com eles, tenho medo deles morrerem... o que eu faço?

    ResponderExcluir
  99. Compre um casal de periquitos eles tiveram dois filhotes estão com 3 semanas a fêmea morreu o macho tratava ela do os filhotes será que vai continuar tratando

    ResponderExcluir
  100. Twnho um casal e a fêmea pôs 8 ovos, porém com o passar dos dias somente 3 tem penas e os outros 5 não... O macho e a fêmea passam muito tempo dentro do ninho, nem saem mais pra brincarem... É normal eles não sairem do ninho? Devo separar os filhotes? Pois aparentemente ambos estão alimentando os filhotes... Coloco ovos e arroz cozido além de frutas e verduras cotidianas e parece que eles estão alimentando os filhotes bem. Detalhe: é a segunda ninhada deles, sendo que a primeira eles não vingaram 9 ovinhos que a fêmea colocou... O que faço? Mudo ou não os filhotes da gaiola?

    ResponderExcluir
  101. Tenho um casal de periquitos que está com 5 filhotes com mais ou menos 13 a 15 dias, mais o macho não quer deixar a fêmea entrar no ninho é fica alimentando os filhotes sozinho. O que pode ser ?

    ResponderExcluir
  102. eu tinha cinco periquito todos empenado e comendo de repente foi morrendo um por dia hoje morreu um só tem o que acontece

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doença infecciosa, com certeza. Algum agente patólogico que foi passando de periquito em periquito. Por isso você precisa prestar muito atenção neles, qualquer coisa de "estranha" precisa ser avaliada. Tinham diarréias? Tinham alguma coisa estranha no bico?

      Excluir
  103. Um dos filhotes morreu oq eu faço tenho q tira do ninho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. Se você o deixar dentro do ninho, começará a se decompor (como qualquer ser biológico). Isso portará um acréscimo no número de bactérias que poderá infectar seus outros periquitos, sem falar no cheiro que a decomposição biológica desse ser irá produzir.

      Excluir
  104. tenho filhote de piriquito tirei a femeia por motivo de brigar
    o macho que cuida só qua o filhote já saiu do ninho o macho
    fica querento subir em cima do filhote por causa da femeia
    tirei o filhote da gaiola e coloquei em outra .
    posso colocar ele em outra gaiola com outro casal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em teoria se ele já se alimenta sozinho você pode sim colocá-lo na gaiola com outros periquitos, já vi criadouro com muitos casais, filhotes e jovens, todos convivendo juntos. Claro que a harmonia é mais difícil de prevalecer. Você que deverá fazer o juízo se esse filhote não está sendo atacado pelo outro casal. Espero ter ajudado, boa sorte.

      Excluir
  105. Olá meus passarinhos tiveram filhotes já tem um mês ele só que precisei tirar o pai da gaiola, ele e a mãe brigaram a noite toda,quando acordei percebi os dois um pouco machucados,então preferi separar o pai,da mãe e dos filhotes, agora o bebê já está maiorzinho não sei se já é a hora de devolve-lo o que vcs me indicam fazer

    ResponderExcluir
  106. Eu estou criando um casal de loiro australiano novinho eu tenho que dar papa de madrugada

    ResponderExcluir
  107. Quantos anos depois que ele nasceu pôde pegar ele na mão ???

    ResponderExcluir
  108. SE OS FILHOTES NASCEREM DIA 20 QUANDO ELES VÃO COMPLETAR 1 MÊS DE VIDA?? ME AJUDA POR FAVOR!?

    ResponderExcluir
  109. De quanto em quanto tempo preciso alimentar com papinha os meus filhotes

    ResponderExcluir
  110. Recentemente nasceu uma Ninhada de 8 filhotes, todos já saíram do ninho, porém os dois mais jovens ainda nao desenvolveram todas as penas como os demais, mas ja comem e bebem sozinhos, será que é algum problema genético?

    ResponderExcluir
  111. Boa tarde meus periquitos estão acasalando e tendo filhotes todo mês, a primeira cria os filhotes morreram, mês passado ela colocou 5 ovos e dois morreram os três estão grandinhos, mas os pais ainda alimentam eles hoje eles começaram acasalar novamente toda hora. Isso é normal?

    ResponderExcluir
  112. Olá, tenho 4 filhotes, dois maiores, e dois muuuito menor, tenho medo de que a fêmea não alimente corretamente os menores, já que os maiores já estão mais "espertos" na hora da comida, o que me aconselha fazer, sendo que já perdi 1 filhote na cruza anterior acredito eu por falta de alimentar o filhote menor.
    Desde já agradeço a atenção

    ResponderExcluir
  113. Meu ovo completa hoje 19 dias ainda nao nasceu, sera que se perdeu ,(morreu o bebe)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por deixar um comentário.

Postagens mais visitadas deste blog

Visão Geral